Atria Jr

PGRS

Saiba como o Plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS) pode reduzir custos e aumentar o lucro de sua empresa. Através do PGRS a sua empresa indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final do resíduo gerado.

Além de cumprir uma exigência legal, a sua empresa consegue controlar os processos reduzindo gastos e aumentado os lucros. Você deve estar se perguntando como o PGRS ajuda uma empresa a reduzir custos e aumentar o lucro?

Durante a elaboração da PGRS a sua empresa conseguirá identificar quais as etapas do processo é gerado mais resíduo e, consequentemente, as soluções para reduzir o custo com destinação de resíduos, redução de custo de processos (matéria-prima), redução de custo com equipamentos e pessoal, a geração pode ser através do reaproveitamento ou vendendo para uma empresa especializada ao invés de estar sendo simplesmente descartado. O que antes era resíduo pode se tornar fonte de receita.

Além de reduzir custos e aumentar a lucratividade da sua empresa, a PGRS pode contribuir com o espaço e organização da sua empresa porque tem o objetivo de determinar a melhor localização para seu resíduo.

Ela também, pode contribuir com a redução dos riscos de acidente e melhoria da higiene, uma vez que cada tipo de resíduo são determinados métodos de manuseio, EPI’s a serem utilizados, rotas de transporte interno e externo, locais de armazenamento e horários para coleta e destinação.

Isso, acaba reduzidos mau cheiro e a proliferação de vetores, contribui com a redução e o controle dos impactos ambientais, além de que a correta gestão dos resíduos sólidos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como perante ao órgão fiscalizador, contribuindo desta forma para a agilidade dos processos de renovação da licença ambiental de operação e também reduzindo o risco de multas.